Passo a passo para instalar o mais avançado sistema operacional do mundo em seu computador!

19/08/2009

[Tutorial] 10.5.x para 10.5.8 pelo ComboUpdate da Apple

Então galera!

(processo aplicável apenas para Hackintosh)

# Antes de mais nada, é importante dizer que o processo de atualização por esse método (Combo Update) é muito delicado e sujeito a erros inesperados, já que é um update da própria Apple.

# Confiram se o seu Mac tem o arquivo dsmos.kext ou o arquivo em System/Library/Extensions chamado Dont Steal Mac OS X.kext (já vi distros que não tem e com isso a atualização, na fase do Terminal, não pode ser concluída).

# Leiam por completo antes de fazer alguma coisa, tire suas conclusões.


Então, digo aqui o que foi dito para mim: se errou, algo deu errado, é necessário ter paciência para começar tudo do zero, ou seja, deletar todo o Mac e começar novamente, pois depois do reinicio (já com o Update efetuado) o ambiente operacional vai achar que o seu pc é um Mac "real" e quando ele ver a incompatibilidade, simplesmente não vai funcionar.

Como todo guia arriscado, repito novamente: Esse processo pode levar a perda dos seus arquivos (caso algo dê errado e caso você não fez o "ponto de restauração") e ao corrompimento do ambiente operacional Mac OS!

==================================================================

Vamos lá!

Abram o Terminal e digite:

sudo -s

Coloque seu password e dê enter, logo após, digite(ou copie e cole):

while sleep 1; do rm -rf /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext; done

Após a aplicação do comando, deixe a tela do Terminal do jeito que está.

Abram o seu ComboUpdate 10.5.7

Inicie a instalação e espere a conclusão. MAS NÃO REINICIE NO FINAL!

Após o término da instalação, volte para o Terminal e pressione Control + C no final do script, isso fará com que o Terminal, insira uma linha em branco, como dar um ENTER no Prompt de Comando do Windows.

No Terminal, digite:

nano /System/InstallAtStartup/scripts/1

Localize próximo do final do script a linha

[...]Dont Steal Mac OS X.kext (o destaque negrito, se refere ao caminho onde esse arquivo está, não apague nem modifique ele!

Apague APENAS Dont Steal Mac OS X.kext e no mesmo lugar que estava, coloque

dsmos.kext

Uma simples substituição

Após a substituição, é necessário salvá-la, não lembro exatamente, se é para pressionar Control + X, mas me recordo que no final da tela do Terminal, existem vários comandos para serem aplicados tanto pelo Control (CTRL) como por outras teclas e ele mostra uma breve legenda dos comandos que podem ser aplicados. Você pode pressionar o comando Control + alguma.letra para sair do Terminal e então, ele pede para salvar as alterações, logo, aperte Y (Yes) e ENTER, para confirmar a modificação.

Após esse processo feito, agora é necessário, aplicar algumas kexts de backup da sua distro anterior, já que com a atualização ele aplicou algumas kexts do Mac original. Essas kexts varia de distro para distro e de configuração para configuração da sua maquina, geralmente nós sabemos exatamente qual “backupear” após o reinicio do Mac e ver qual erro aparece, para então, recomeçar toda a instalação do Mac + Update para aí sim, aplicar o backup funcional da kext em questão.

Para isso existem alguns programas de aplicação de kexts, reparação de permissão e outros, são eles: OSx86Tools, Kext Helper b7 e o KextUtility.

Com o OSx86Tools, clique em: Check repair permissions >>> Set kext permissions >>> Clear extensions cache >>> e agora sim, você pode reiniciar o Mac usando as flags –v (durante o boot, pressione ENTER e digite –v)para ver as seqüências de comandos, caso algum de erro crítico, aparecerá na cor amarela, mas preste atenção também em todas as mensagens.

Por aí podemos ver qual kext apresentou erro e qual precisará de um backup da sua distro original (é claro que a essa altura, o Update falhou e corrompeu o Mac, sendo necessário começar tudo novamente).

# Observações Pessoais #

No passo de aplicar o backup de algumas kexts, após a aplicação do Update e antes do reinicio, o meu Mac simplesmente entrou em uma forma de “read-only”, então, eu não conseguir aplicar nenhuma kexts de backup, não consegui utilizar o programa OSx86Tools e clicar nas devidas opções, pois apresentava um erro, como se o sistema não aceitasse mais modificações até reiniciar o Mac, logo eu não apliquei kexts nenhuma e o sistema reiniciou normalmente sem apresentar erro durante o boot (como havia falado, tudo depende de muita coisa, desde a distro até a config do PC).

O que aconteceu quando entrou no ambiente operacional, foi que o mouse e o teclado, por serem PS2 não foram detectados, pois precisaria do fix PS2FixKeyboard.pkg. Através de um mouse USB (que foi reconhecido instantaneamente) e com a ajuda do Keyboard Viewer (teclado virtual), já que a instalação desse fix, exige o Password do Admin, pude aplicar o fix e corrigir esse problema.

Algumas melhorias podem acontecer, ou algo pode ficar pior em comparação a distro original e antes do Update. No meu caso, o teclado ficou faltando teclas, isso mesmo, algumas teclas para o Mac deixaram de existir. Outro problema encontrado foi que o sistema não reiniciava mais, ao aplicar o Restart, ele se desligava (corrigido com o kext OpenHaltRestart.kext). Outro problema, foi que a placa de vídeo deixou de funcionar em capacidade total, fazendo com que o Mouse ficasse lagado, com atraso de movimento solucionado nesse http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=142056&st=100&p=1074273&#entry1074273 fórum com a kext AppleUpstreamUserClient.kext. Outro problema foi que o Quartz Extreme foi desbilitado, deixando a performance do Mac completamente baixar. Tive que trocar de Kext da NVinject.kext para outra que não estou lembrado agora. Tem uma dica http://basshead.wordpress.com/2008/06/07/hackintosh-1053-graphics-fix/ aqui.

Como viram, tive várias incompatibilidades desagradáveis e que requerem atenção e dedicação para correr atrás de fóruns gringos para solucionar os problemas. Visualmente falando, não tive absolutamente nenhuma alteração, portanto, não espere nenhum “feito histórico” desse Update, pois são mais correções de bugs/fixes/whatever.

Enfim, esse guia acabou se tornando muito longo e muito explicativo, por sinal eu tentei ser o mais claro possível para ajudar àqueles que tentarão fazer o Update. Como falei no inicio, a chance de dar erro e corromper tudo, é enorme, então, tenham disposição para sustentar até o fim!

# Tutorial original #

Open Terminal

sudo -s

*type password*

while sleep 1; do rm -rf /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext; done

Open 10.5.3 Update Installer

Run update BUT DO NOT RESTART

Go back to your terminal and press Control C to end the script

In terminal type:

nano /System/InstallAtStartup/scripts/1

Replace thes line Dont Steal Mac OS X.kext with dsmos.kext

Second Phase :

Open osx86tools >>> Check repair permissions >>> Set kext permissions >>> Clear extensions cache >>> Restart.

Boot using -v to see if any errors.

Esse foi o tutorial em ingles, fica aí caso o meu tenham alguma tradução errada ou equivocada. Quem conhecer outro método, ou conhece esse, fica o pedido aí para auxiliar àqueles que tentarão fazer.

É isso aí! Boa sorte galera!

4 comentários:

  1. Valeu pela dica, tou favoritando o tópico para ler e tentar com calma outro dia.

    Abração,
    Marcelo.

    ResponderExcluir
  2. Cara, vc sabe me dizer oq eu faço nakela etapa de escolher a placa de vídeo ? minha placa eh da intel, uma 965...

    qual das opções eu devo escolher ?

    ResponderExcluir
  3. é alguma relacionada a Intel GMA 900 (900 como se fosse a serie 900).. Mas se tiver alguma serie proxima da sua como Intel GMA 950 ou 960 vc pode escolher essa opção!

    Mas seria bom se vc tirasse uma foto e postasse aqui o link, poderia orientar melhor, já que quase nao noto essas opções da intel, já que sempre vou nas referentes a NVIDIA..

    Estou aguardando teu retorno! Valeu

    ResponderExcluir
  4. Acessa esse site ai amigo, que vc com certeza ira encontrar os kexts necessarios para sua maquina.

    http://www.kexts.com/

    ResponderExcluir

Visitas